Por que os gatos ronronam?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando um gato ronrona, você pode achar que é como um humano sorrindo ou um cachorro abanando o rabo, mas é bem mais complicado que isso… Por que os gatos ronronam?

Gatos não apenas ronronam quando estão alegres, mas também quando estão angustiados ou com medo.

As evidências mostram que o ronronar não é apenas um método de comunicação, mas um mecanismo de defesa e uma maneira de manter a calma em situações estressantes ou dolorosas, como ao visitar o veterinário, por exemplo.

Gatinhos nascem cegos e surdos, e precisam de vibrações de ronronar para se comunicar com sua mãe e irmãos.

A baixa frequência do ronronar de um gato causa uma série de vibrações dentro de seu corpo que podem aliviar a respiração, curar ferimentos e construir músculos, enquanto atua como uma forma de alívio da dor.

Como os gatos ronronam?

Pesquisas mostraram que os músculos dos gatos movem as cordas vocais e, ao inspirar e expirar, o ar atinge os músculos que vibram, o que cria o som do ronronar.

Você provavelmente não sabia que os gatos que ronronam não podem rugir e vice-versa, e isto se deve a um pequeno osso encontrado dentro das cordas vocais, que nos gatos que rugem é um osso flexível.

Isto permite que os grandes felinos criem um som profundo de rugido, mas em gatos domésticos é completamente endurecido e só permite vibrações de ar enquanto exala e inspira.

Pesquisadores também identificaram recentemente um novo ronronar chamado “ronronar de solicitação”, que altera o ronronar normal para um som mais urgente, semelhante ao de um bebê chorando, de modo que institivamente queremos ajudar.

E o miado?

Além de apenas ronronar, acredita-se que existam cerca de 16 padrões sonoros no léxico o gato, incluindo miados, silvos e gritos para transmitir agressividade.

Gatos fazem sons mais típicos de miados abrindo e fechando suas bocas, e esses sons podem ser amigáveis ou exigentes.

No entanto, os gatos adultos só miam para os humanos e não uns para os outros, provavelmente porque suas mães pararam de responder quando foram desmamados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.